sábado, 12 de maio de 2012

"SE EU FOSSE UMA PLANTA..."



     Seria um embondeiro! Árvore símbolo do continente africano.

     Todos procurar-iam a minha sombra, viajantes, perdidos, tribos e animais, até mesmo os de grande porte e fortes.
 Com as páginas superiores das minhas folhas procurar-ia os raios de luz do sol da savava.
No limbo das minhas pequenas folhas  coleciono tantas lendas quanto a minha longevidade, que pode ser centenária ou até mesmo milenar, como muitos acreditam. É que se tivesse um limbo extenso, teria mais poros e transpirar-ia mais, mas também assim perder ia muitas das histórias que vou guardando no cerne do meu tronco.



O meu tronco grande e majestoso serviria de inspiração para grandes obras de arte. As minhas raizes longas procurar -iam a água, tão escassa nestas regiões.

        Sou nativa  da ilha de Madagascar. Segundo consta,  era muito vaidosa e vivia  gabando me de minha linda folhagem. Por este motivo, fui castigada pelos deuses que me viraram de cabeça para baixo, deixando apenas as minhas raízes aparentes.


   Hoje em dia tenho uma copa muito modesta,mas ainda sou um 'embondeiro'!

     Mito e crendices à parte, o fato é que nós os embondeiros, somos um ícone incontestável da história e quotidiano do povo africano, que por causa dessa convivência através dos anos, inventou inúmeras formas de nos utilizar, como por exemplo, transformando-nos em cisterna para épocas de seca, sepulturas, prisões e até celeiros. Em algumas regiões, somos considerados intermediários entre Deus e os homens, e por isso diversos rituais sagrados são realizados junto a nós.

'Falar' em nós, também temos nós e entre nós cabe tanta escrita etantas histórias de tribos e tabancas de África e do mundo inteiro...
Entre os diversos artistas que já nos utilizaram como fonte de inspiração, está Saint-Exupéry, autor do livro O Pequeno Príncipe. Na história, os embondeiros de tanto crescerem, destroem o pequeno planeta do protagonista.


Texto da Professora com adaptações do blog: http://africarte.wordpress.com/tag/embondeiro/

PEDI VOS UMA COMPOSIÇÃO COM UM MÁXIMO DE 30 LINHAS COM UM PRAZO DE 8 DIAS. AQUI SEGUE UMA COMO INSPIRAÇÃO. FAZ A TUA.

 NOTA: Como não sabia muito sobre o embondeiro, fui pesquisar algumas coisas. Tive o cuidado de 'falar' alguma coisa da matéria de ciências que demos, pois esse é um dos objetivos do trabalho.
Boa criatividade com a tua imaginação.
BOM TRABALHO!
A professora.
a 9 de maio de 2012