quinta-feira, 6 de outubro de 2011

COMO ORGANIZAR O MEU PORTEFÓLIO (DOSSIÊ ORGANIZADO) DE CIÊNCIAS DA NATUREZA?

Escola E. B: 2,3 São Julião da Barra



“PORTE FOLIO

DE
CIÊNCIAS DA NATUREZA”




                            DE: Inês A.
                                                                        TURMA: 5.º --; N.º ___






2011/2012


                              *** 

ÍNDICE:


1-    INTRODUÇÃO

2-    FICHAS INDIVIDUAIS

3-    FICHAS DE TRABALHOS EM GRUPO

4-    FICHAS DE TRABALHO A PARES


5-    "ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA”
        
         Pequenas pesquisas
   
         Actividades experimentais
         Experiencias de laboratório
         Outros

6-    “ ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS FORA DA SALA DE AULA”


7-    FICHAS E ARTIGOS DE APOIO

8-    RELATÓRIOS DE VISITAS DE ESTUDO E SAÍDAS DE CAMPO

9-    TESTES DE AVALIAÇÃO E RESPETIVAS CORREÇÕES


10-                      ANEXOS

11-                      CONCLUSÃO


12-                      AGRADECIMENTOS


NOTA: Relembro aos alunos que 'os agradecimentos' não é obrigatório.
                                             ***
                Tal como mostrei na aula e expliquei, esta é uma sugestão de uam introdução, para teres uma ideia, do que podes escrever. A tua, pode e deve ser diferente, como a maior parte dos alunos fez. No entanto, esta introdução pode servir de diretriz para quem tiver mais dificuldades...

               Relembro também que as pesquisas pontuais pedidas, deverão ser resumidas, feitas a partir das tuas pesquisas, mas com as tuas frases. Escreve, depois de as teres compreendido, para assim, as poderes explicar, caso surja essa oportunidade.
     Bom trabalho!

INTRODUÇÃO

Chamo-me Inês A. e frequento o 5.º ano de escolaridade numa turma com 23 alunos.
Na disciplina de Ciências da Natureza sou uma aluna com bom aproveitamento.
A introdução da matéria desta disciplina fiz no 4.º ano de escolaridade. Gosto mais da matéria relacionada com as plantas mas não desgosto de estudar os animais e os seus habitats.
     Durante o 1.º Período irei aprender os conceitos de Habitat, Biosfera, ambientes e algumas características da diversidade dos animais e as suas adaptações aos diferentes ambientes. No segundo Período iremos iniciar o estudo da alimentação nos animais.
     Ao conversar com a minha professora de Ciências da Natureza, soube que um porte fólio (dossiê organizado) pode ajudar muito no desenvolvimento das nossas aprendizagens. Então resolvi iniciar a elaboração do meu porte fólio de Ciências da Natureza. Para tal comecei por fazer um aproveitamento de um dossier que tinha em casa.


      No meu porte fólio estão compilados todos os trabalhos que reflectem o meu desenvolvimento nesta disciplina. Ainda estou a considerar se coloco todos os trabalhos ou os melhores que vou fazendo. Aqui espero ter também a opinião da minha enc. de educação. Pretendo agrupar os diferentes tipos de trabalhos pela ordem que vem indicada no índice.
Os trabalhos estão acompanhados de pequenas reflexões (caso as queiras fazer e icluir)*, e alguns deles são feitos fora da sala de aula. Por exemplo, idas ao cinema, as visualizações de documentários sobre as matérias que damos ou visitas de estudo, saídas de campo e as experiências de laboratório realizadas devo incluir neste porte fólio.
     No dia da auto - avaliação e hetero - avaliação devo apresentar o meu porte fólio à minha professora e os meus colegas também podem vê-lo, ou então, entregar à professora quando ela o pedir próximo do final de cada período.

Para que serve e para quem serve?

Eu, a minha professora e os meus pais, também podem ter uma ideia mais concreta do meu desempenho.
No final de cada Período (ou no final do ano) devo incluir uma pequena conclusão sobre os trabalhos realizados. No final do ano, faço um balanço geral do que aprendi neste ano. Estou a pensar seriamente em continuar este porte fólio no 6.º ano e assim ter o conjunto de trabalhos do 2. º Ciclo compilados.
     
     Sei que irá ajudar me bastante a tornar-me mais organizado e a rever as minhas aprendizazens. Para além de que terei sempre os meus trabalhos sempre atualizados e ordenados, caso precise de voltar a consultá-los ou mostrá-los a alguém.

* Exemplo de uma Pequena Reflexão:

 No dia 17 de janeiro, a nossa colega Lia apresentou um pequeno trabalho sobre o hipopótamo. Ela falou nos vários aspetos da vida deste animal. Mostrou-nos fotos do hipopótamo de África (na Ásia também temos 'hipos', mas são mais pequenos)...
Relembrou nos a materia que a demos na aula, sobre o facto dele ser ou não, omnívoro e dos seus ataques aos barcos e às pessoas. Tudo isto, porque pensam que se trata de crocodilos, o seu garnde inimigo!
A Lia queria muito apresentar um pequeno trabalho e valeu a pena. Ela tem muito jeito. Como diz o colega Edmilson, 'ela devia ser professora!'. Aliás, a  minha turma está com um comportamento  melhor e a professora espera que continuemos assim ou melhor. Pois somos capazes de saber ser e estar,  de ter melhores resultados sermos felizes!

***


 


 ****


NOTA: Tal como expliquei nas aulas, aqui segue uma sugestão de separadores. Há colegas teus que reuniram, por exemplo, os trabalhos de pares com os trabalhos de grupo.

                                                                          *****


“FICHAS DE TRABALHO INDIVIDUAL”


 ***



“FICHAS DE TRABALHO EM GRUPO”

 ***
“FICHAS DE TRABALHO A PARES”

***


" ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA”

***
***
... (ver índice para referência dos separadores)

CONCLUSÕES
***
                    AGRADECIMENTOS (Caso seja necessário)


AINDA SOBRE O PORTEFÓLIO (DOSSIÊ ORGANIZADO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA) ...

Atenção!

Deves tê-lo pronto a ser visto pela professora a partir do dia 28 de Fevereiro.
Não te esqueças de que o portefólio deve estar organizado, limpo e deve ter todos os separadores necessários. Devem constar os documentos dos  trabalhos que realizaste. bem como das fichas de apoio que foste recebendo nas aulas. Não esquecer que os trabalhos devem estar identificados e datados...
Bom trabalho!
Az.